Jesus é um exemplo de compromisso e liderança para nós. Cedo percebeu o poder da oração, e que esta estava acima de todo o conhecimento humano e de todos os poderes desta terra. Ao abraçar a humanidade daquele tempo, não permiu que as percepções humanas lhe furtassem o seu foco de Deus, seu Pai. As caracteríscas das ações de Cristo, o Ungido, são por nós conhecidas. Apreciamos o seu jeito de ser, valorizamos a sua capacidade de perdoar, nos inspiramos na Sua resolução de fazer a vontade do nosso Pai celesal.
Há também outras caracteríscas que após muita oração vão sendo descornadas. Como diz a escritura, é o véu do santuário que cai, e podemos perceber as ações de Jesus face a face.
Enxergamos um novo Adão, um novo modelo de estar em Deus e ser compromedo com Ele, onde tais atudes, longe de ser sofrimento, são um deleite.
Mas para o que eu vou lhe dizer agora é necessário um espírito desarmado. Para obtê-lo, feche os seus olhos, respire profunda, longa e pausadamente três vezes. Inspirando e expirando, senndo o ar afluindo nos seus pulmões e nos seus alvéolos, perceba a corrente do ar. Quando você esver consciente desta ação, quero que você pense: “quero ter a consciência de que o Espírito Santo de Deus está em mim”. Só faça a segunda fase depois de ter alcançado com sucesso a primeira. Pronto? Então vamos lá!
Você conhece aqueles treinamentos, por exemplo, de muay tay, judô, karatê, ou mesmo um curso profissional, aonde você vai aprendendo passo a passo um determinado conhecimento, até chegar a uma diplomação de mestre, que para os judeus era Rabi? Assim foram os profetas, assim foi, e é, Jesus. Compreenda cada livro proposto nas Escrituras como um semestre da sua vida.
Do mesmo jeito que não faz o menor sendo um estudante de medicina cursar doze anos da sua vida, entre a formação acadêmica e a especialização em alguma área de saúde, sem que, ao final, exercite o que aprendeu, certamente não fará o menor sendo, como de fato não faz, as pessoas alcançarem trinta, quarenta, oitenta anos de formação cristã, e ainda assim pretender permanecer no jardim de infância.
Compromisso
Jesus é a excelência dos mestres por infinitas razões. Por agora, pretendo revelar, no meu entender, algumas:
1- Ele sabe quem foi que fez você, e isto antes do ventre materno;
2- Demonstrou que para aquele que quer, este nunca será uma carta fora do baralho;
3- Enquanto nos importamos com tulos acadêmicos que denotam conhecimento, Jesus valorizou a sabedoria daquele que sabe disnguir o mal do bem, para dar a estes poder absoluto sobre o conhecimento. O que parece hoje comum, porém sem eficácia, Jesus proporcionou com muita dificuldade, que tanto crianças, prostutas, analfabetos, mulheres, homens e velhos, quando cheios do Espírito Santo, se transmudem de vasos de desonra para vasos de honra.
4- assim como em uma faculdade, o verdadeiro educador quer que seu discípulo, o seu aluno, o supere, o tal professor “quer isto” com palavras de efeito, um tapinha nas costas, e um canudo que, muitas vezes, sem nada escrito, só tem efeito simbólico. Jesus não. Jesus sabia que do seu interior emanava o Poder de Deus. Ele quis, Ele disse e Ele ensinou aos seus seguidores como obter o que já era dEle, mas não o propôs apenas para o deleite de quem usufruísse, mas para o bem de todos.
5- o apóstolo Paulo pede que sejamos imitadores dEle como Ele é do Cristo. Na verdade, Jesus vai mais além! Ele quer que nós alcancemos o que Ele próprio alcançou, e nos convida a superálo. É como, por exemplo, ensinar que é possível construir uma carruagem puxada a cavalos, todavia, gerar no coração a possibilidade de um avião a jato, posto que está claro, quando Jesus mesmo afirma em João 14:12, que os seus discípulos serão capazes de fazer as coisas que Ele próprio fez e superiores a estas. Jesus é, pois, o verdadeiro educador de nossas almas, exemplo de extrema simplicidade, e do mais elevado poder e autoridade.
Ouso pedir a você ousadia, porque o Senhor não nos dá um espírito de medo. Desafio você a aprender a tocar um instrumento, a cantar, a estudar e a escrever, a falar e a evangelizar, a profezar, a ser um instrumento de Deus para curar e bendizer, ao ponto de que o evangelho das Escrituras se torne encarnado em você.
Seja firme, corajoso, generosamente disposto e disponível. Não espere que algum outro lhe dê exemplo. Seja você, como Cristo, exemplo para os outros, e assim, quando for terminando uma semana como esta, você terá nocias de que os coxos andam, os doentes são curados, pessoas são libertadas de suas prisões, e o evangelho, através de você, é anunciado às nações, e certamente um João, sem lhe ver, dirá de você: “Ele é uma voz de Deus aqui na terra”.
Paz!
Pastor Orlando Junior.
Mensagem extraída do Jornal ISFD, 29 de Janeiro de 2015 – 4ª Edição